Como fazer uma campanha eleitoral eficiente no Facebook

A utilização da internet, em especial das redes sociais, é algo do qual não podemos mais fugir, nas campanhas presidenciais de 2014 vimos, como nunca antes, os candidatos mais próximos dos seus eleitores.

Agora em 2016 não será diferente para os candidatos a prefeitos e a vereadores, portanto se você é candidato deve ficar atento a isso, pois quem utilizar corretamente estes meios sairá na frente dos seus concorrentes.

como-fazer-uma-campanha-eleitoral-eficiente-no-facebook

Mas você deve usar da forma correta para alcançar sucesso, a primeira coisa que você deve ter em mente é que seu perfil pessoal não é o suficiente para alcançar a todos, nem mesmo se for o caso de cidades pequenas, mas isso não quer dizer que ele não deva ser usado, as páginas do Facebook tem outras ferramentas que não existem no perfil pessoal.

Como deve ser feito

O primeiro passo então é criar uma página no Facebook e somente uma, e nesta pasta deve centralizar todo seu conteúdo, coloque o seu nome de campanha ou o nome como é mais conhecido(a), você também deve criar uma conta no Twitter e no Instagram, ainda assim o Facebook deve ser sua mídia central.

Tudo que for postado no Twitter e Instagram deve ser configurado para postar automaticamente na sua página do Facebook, tudo que for postado na sua página do Facebook deve ser compartilhado no seu perfil pessoal.

No Facebook ainda há os grupos, você pode criar um grupo e mantê-lo atualizado com todo conteúdo da sua página, neste caso você jamais deve postar diretamente no grupo, sempre compartilhar da sua página.

É muito importante que você mantenha contato com seus eleitores de todas as formas possíveis, se a quantidade de mensagens for grande, contrate assessores. Você deve responder todas as mensagens e postagens, isso no seu perfil, na sua página, em grupos, um simples “bom dia” faz toda a diferença, em contrapartida e falta de atenção fará não só o seu eleitor desistir do voto como fazer campanha para seu oponente.

No Marketing sempre trabalhamos com a ideia de satisfação, então ter empatia, e saber se colocar no lugar do seu eleitor é muito importante, mesmo que você seja uma pessoa com ideias revolucionárias, seus ideais não serão suficientes para percepção do eleitor, muitos eleitores escolheram o candidato que “falar mais bonito”, “lhe der mais atenção”, não queremos que desista dos seus ideais políticos, mas que aprenda que há muitos outros fatores que são impactantes no resultado final e que sem eles você não conseguirá eleitorado suficiente para colocar seus ideias em prática.

O Conteúdo

Em se tratando de conteúdo, você deve expor seus ideais, fotos de suas visitas aos eleitores, fotos e vídeos em geral, sempre procurando não colocar um conteúdo repetitivo ou conteúdo com propaganda simples e direta, sempre expondo conteúdos “compartilháveis”, buscando sempre trazer qualidade, como dito antes, se coloque no lugar do eleitor e diga com sinceridade o que você pensaria sobre o conteúdo se você fosse o eleitor e este conteúdo estivesse vindo de um candidato qualquer.

O que não deve ser feito

  • Criar perfil falso com objetivo de difamar concorrente ou qualquer outro fim que seja.
  • Discutir, xingar qualquer pessoa eleitor ou não.
  • Utilizar um linguajar vulgar com palavras ofensivas, antimoral ou antiética.
  • Cometer erros de português grotescos.

Enfim, o importante mesmo é não deixar de usar e aproveitar os benefícios das redes sociais, para um marketing eficiente você deve sempre procurar atender as necessidades dos eleitores, portanto não adianta vender ilusões e coisas que não pode cumprir, foque em vender bem ideias possíveis e realmente preocupe depois de eleito em executar com todo o seu empenho tudo que tiver prometido, afinal não é apenas “marketing eleitoral”, deve se preocupar com o “marketing político” e este deve ser sempre cultivado.

Comentários com Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Série de vídeos gratuitos mostra como criar uma estratégia de e-mail marketing e ganhar dinheiro na internet.clique para saber como